sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Receita Médica

     Pode parecer estranho para alguns, por já a terem visto tantas vezes, nós irmos falar da receita.  No entanto é um ponto de grande frustração para muitos utentes.
     No entanto se a conhecer-mos de perto pode facilitar muito a ida à farmácia..

Receita publicada no site Infarmed

    Começando pela Vinheta do Local. Este espaço está reservado para a vinheta do centro de saúde, hospital, clínica ou outra instituição. Poderá também ser colocado o carimbo do local, como por exemplo de um consultório privado. Neste ultimo caso o médico também poderá escrever a palavra Privado neste local.
    Existem vinhetas de duas cores rosa e verde. A verde pertence aos reformados com pensões baixas e pessoas com doenças crónicas sem rendimentos. A rosa serve para todos os outros. Assim a verde indica o grau de desconto especial, e a rosa desconto normal.
     Caso exista troca de vinheta para o SNS o que prevalece é a vinheta. Assim se alguém tem direito ao desconto especial mas colocarem uma vinheta rosa a pessoa só terá um desconto normal. Para  todos os outros organismos o que prevalece é o desconto que o cartão indicar. Assim é melhor verificar que vinheta a receita tem antes de sair do consultório.
     A única maneira de reparar isto para o SNS é voltar ao local da consulta e pedir que troquem a vinheta. Mas atenção que não podem sobrepor vinhetas.

     Embora exista para ser preenchido, muitas vezes as receitas chegam à farmácia com este espaço em branco. Muitas das vezes podemos aceitar a receita assim. No entanto existe um caso em particular, no qual somos obrigados a rejeitar o aviamento da receita.
      Quando se vai ao hospital e eles colocam uma etiqueta grande no local UTENTE com toda a informação deste espaço, então é obrigatória a aposição da vinheta ou carimbo.

     No espaço UTENTE os únicos espaços que podem vir em branco e não ser rejeitado o aviamento da receita é o Telefone e o Entidade Responsável. No entanto é muito prático ter o contacto do utente, uma vez que exista algum problema a tratar.
     Caso o local Nº de Beneficiário não seja preenchido, então poder-se-à recorrer ao cartão de utente. Este cartão deve ser trazido sempre, para que seja verificado o número inscrito na receita, pois pode não estar bem escrito.

     O local Vinheta do Médico é obrigatório estar preenchido. A falta da vinheta é impedimento do aviamento da receita.

     O local ao lado da Vinheta do Médico onde pode vir preenchido com informação do médico não é obrigatório estar preenchido. Mas mais uma vez é útil, surgindo duvidas sobre a receita. Assim mais facilmente se pode contactar com o médico e resolver a questão. Como por vezes acontece pode não se entender um(s) medicamento(s) que o médico tenha prescrito, e telefonicamente pode esclarecer-se me vez de o utente ter de voltar ao consultório.

     Local de prescrição dos medicamentos. Como é óbvio é um local que tem de ser preenchido.
No entanto existem algumas regras a serem cumpridas. O médico tem de escrever o nome do medicamento, a dosagem, a quantidade de comprimidos, suspensão ou outra forma de apresentação do medicamento. E deve colocar a quantidade de embalagens por extenso no local apropriado do lado direito.
     Sempre que o médico não indique, quer a quantidade, dosagem ou número de embalagens, o aviamento limita-se à embalagem mais pequena, a dosagem mais baixa e a uma embalagem do medicamento.
     Caso o médico prescreva medicamentos novos verifique que ele prescreve a posologia dos medicamentos. Não será necessário se lhe tiver sido dada uma guia de tratamento. Neste caso traga a guia consigo à farmácia, onde quem o(a) aviar terá todo o gosto escrever na embalagem. É também muitas vezes útil para "decifrar" uma caligrafia mais complicada.

     O local Assinatura do Médico é fundamental. Sem este estar preenchido o aviamento é rejeitado.

     O local Data é também importante. No entanto muitas vezes pode ser aceite se estiver em branco. Este espaço vai determinar a validade da receita. Existem receitas de 10 dias úteis, e as receitas triplas de 6 meses de validade.

     Local para autorização de dispensa ou não dispensa de medicamentos genéricos. Não é obrigatório estar preenchido.
     Caso o médico proíba a dispensa de medicamento genérico e prescreva uma marca é impossível dispensar o genérico. Mesmo que à frente da marca escreva o principio activo.
     Caso o médico proíba a dispensa de um genérico e prescreva um genérico é para, na maioria dos casos, proibir a troca do laboratório do medicamento genérico que prescreveu. Como isto não está previsto, nem é mencionado na receita, fica a cargo do utente o laboratório que quer levar. No entanto, quem o(a) atender tentará sempre respeitar a vontade do médico.
     Se o médico autorizar um medicamento genérico ou for omisso e deixar este local por preencher, prevalece a vontade do utente de aviar uma marca ou um genérico.

     Casos especiais.

     Receita de um medicamento manipulado. Quando um medicamento manipulado (feito na farmácia) lhe é prescrito existem regras especiais além das já mencionadas.
    Esta receita não pode ter mais nenhum medicamento prescrito. O médico tem de escrever a palavra Manipulado no local de prescrição.

     Receita de um medicamento com portaria. Existem alguns utentes que podem ser beneficiários de uma portaria nalguns medicamentos. Isto deve-se apenas a algumas doenças que padecem. O utente beneficiará de uma maior comparticipação. Para tal basta o médico escrever a portaria correcta na receita.

   Em caso nenhum o verso da receita deve ser preenchido. Este é reservado à farmácia.

      Como nota final informamos que acontece frequentemente o SNS reajustar as regras, e sempre que isso acontecer nós informaremos.

2 comentários:

  1. Olá,
    este artio é bastante útil, pois muitas vezes vejo as pessoas a voltarem para trás porque a receita não trazia a vinheta ou faltava um número qualquer...
    Gostei do blog, estou a seguir...
    Deo

    ResponderEliminar
  2. Olá, adorei este blog, há 1 ano tirei um curso de auxiliar de farmácia e até hoje não encontrei emprego na área. Vou seguir este blog.

    ResponderEliminar